
Congresso: Cidades que caminham
Data: 8 e 9 de setembro de 2022
Local: Fundação Manuel António da Mota, Porto
Organização: Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade
O Congresso 2022 do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) dedica-se à caminhabilidade, atitude urgente da saúde pública e na mitigação das alterações climáticas, através do exercício da elaboração dos PMUS – Planos de Mobilidade Urbana Sustentável.
Inserido no evento, a Red de Ciudades que Caminan assina convénio com o ICVM para lançarem, conjuntamente, a rede em Portugal, constituindo-se, a partir desse momento, como a Rede Ibérica das Cidades que Caminham.
Serão dois dias de muito trabalho onde as boas práticas portuguesas e internacionais terão palco, onde estarão políticos e técnicos de decisão na matéria.
Este é o momento para mudarmos a nossa cultura de mobilidade!

O evento tem como objetivo promover o planeamento da mobilidade urbana, centrando-se no andar a pé enquanto forma mais elementar e básica de deslocação, e enquanto componente nevrálgica na cadeia de mobilidade.
Com efeito, seja de forma simples ou conjugada com outros modos de deslocação, todas as viagens incluem um trajeto pedonal, reforçando o seu peso estratégico na definição de um quadro de ação em matéria de intervenção no espaço público e (re)desenho urbano.
O planeamento da mobilidade urbana sustentável tem essa enorme tarefa. Libertar espaço público entre os edifícios, enquanto enorme plataforma para a mobilidade pedonal, que agora são necessários para uma nova vida urbana ao ar livre em que as pessoas deverão voltar a caminhar mais e a reutilizar a cidade consolidada, promovendo, assim, a humanização do espaço público, a economia circular e a descarbonização dos territórios, em estreita inter-relação com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

FECHADA AS INSCRIÇÕES DE INTENÇÃO DE INTERVENÇÃO NO EVENTO
Agradecemos a todos que concorreram para serem oradores no nosso congresso e pedimos desculpa aos que já não tiveram lugar, na certeza de que contaremos com todos nesse dia.
A organização aceita comunicações a serem apresentadas no congresso solicitando o envio de intenção de intervenção com resumo da comunicação, com cerca de 350 palavras. Enviar até 15 de julho para o email geral@institutodemobilidade.org.

- Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Mobilidade e Transportes, Dr. Pedro Silva;
- Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Eng. Jorge Delgado;
- Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. Carlos Miguel;
- Presidente do Instituto de Mobilidade e Transportes, Dr. Eduardo Feio;
- Presidente da Câmara Municipal de Valongo e membro efetivo do Comité das Regiões, Dr. José Ribeiro;
- Alcaide de Pontevedra, Espanha, Dr. Miguel Lores;
- Vereador do Urbanismo e Espaço Público da Câmara Municipal do Porto, Arq. Pedro Baganha;
- Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Eng. Sérgio Costa;
- Presidente do Conselho de Administração da Inframoura, Eng. José Miguel / Gabinete de Comunicação da Inframoura, Dra. Inês Reis;
- Presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Dr. Walter Chicharro;
- Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dr. Luís Nobre;
- Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Pedro Cepeda;
- Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Alexandre Varela / Chefe de Divisão do Ambiente e Mobilidade, Dr. Daniel Valente;
- Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Dra. Olga Pereira;
- Vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Eng. Adriano Sousa;
- Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães;
- Diretora Técnica da Red de Ciudades que Caminan de Espanha, Dra. Ana Montalbán.




