O ICVM irá continuar o seu plano formativo com a segunda ação de formação no dia 26 de setembro de 2023, entre as 10:00 e as 13:00, online e certificada, destinada aos Municípios Membros da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, e terá como tema:

Acessibilidades e Desenho Universal: Legislação, Normas, Boas Práticas em Projeto do Ambiente Urbano e Financiamentos

Decorridos 25 anos da lei das acessibilidades em Portugal, o ICVM entendeu por bem realizar esta ação, para reforçar a necessidade da sua implementação para um contínuo desenho de cidades mais inclusivas e amigáveis.

Será uma ação de reflexão sobre metodologias e boas práticas. Inicia com uma abordagem à lei e normas vigentes nesta matéria e a sua necessidade de revisão.  Faz uma abordagem a boas práticas nacionais e internacionais. E, finalmente,  porque este é um dos maiores desafios para a qualidade do ambiente urbano que se quer inclusivo e para todas as pessoas, esta ação aborda a matérias dos novos financiamentos públicos como o 360º, o PRR, o 2030, entre outros.

Assim, pretende-se alertar para a necessidade de uma boa implementação em matéria de acessibilidades, alertando para a oportunidades dos financiamentos públicos, sempre alinhados com as estratégias nacionais e municipais, exigindo territórios mais igualitários.

Esta ação de formação, pela qualidade dos intervenientes, Rodrigo Ramos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação – INR, Pedro Ribeiro da Silva, Coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e Jesus Fole de Navia, Arquiteto assessor para a mobilidade da Deputacion de Pontevedra (2015-2023), continuará o ciclo formativo de melhoria dos conhecimentos e ampliação das competências dos técnicos presentes. 

Relembra-se que esta ação de formação será destinada, em exclusivo, para os eleitos locais e técnicos das autarquias membro da Rede e que poderá inscrever o número de técnicos que entenda por bem, devendo preencher a respetiva ficha de inscrição, que se encontra em formato editável, e enviada devidamente preenchida, posteriormente, através do e-mail: geral@institutodemobilidade.org.