No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Alenquer assinou o protocolo de adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham no dia 22 de setembro.

Em declarações à Rádio Voz de Alenquer, Paula Teles explicou que o objetivo deste acordo passa por “criar uma rede de partilha de boas práticas, neste caso, de mobilidade suave, em particular no caminhar. O que a Câmara tem a fazer é estar presente nos nossos encontros, ser um agente ativo para aproveitar a oportunidade de estar na Rede e descobrir, mais rapidamente, quais são os custos de determinadas obras, quais são os materiais e quais são boas práticas, através de reuniões, através de encontros, de conferências e de formações.”

O presidente da autarquia, Pedro Folgado, realçou que “a orografia de Alenquer é um desafio muito grande para a mobilidade, e por isso temos que articular a possibilidade de alterar o território em termos de mobilidade com a mentalidade das pessoas. O desafio é que as pessoas tenham sítios onde estacionar, parques de estacionamento, mas também que se movimentem, que se mobilizem. Para isso, temos de criar condições em espaço público para que as pessoas possam realmente deslocar-se em segurança e sem problema”, esclareceu.

“A assinatura deste protocolo é no sentido de nos darem ferramentas para percebermos como é que podemos, com esta orografia, melhorar esta mobilidade em Alenquer”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Alenquer.

IN https://www.radioalenquer.pt/alenquer-aderiu-a-rede-de-cidades-e-vilas-que-caminham/