Comissão Europeia atribuiu, na Cerimónia realizada na noite de 23 de março 2023, em Gante,  o prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2022, à cidade de Braga pelas suas notáveis atividades no domínio da mobilidade urbana sustentável.

Entre 16 a 22 de setembro de 2022, durante a semana da mobilidade, a cidade portuguesa colaborou com mais de 100 empresas para criar ruas pedonais e construir espaços verdes interativos. No total Braga investiu quase 13 milhões de euros a título da política de coesão da UE em autocarros elétricos e numa estratégia ambiental inovadora.

Em comunicado, a autarquia refere que “Entre melhorias na cidade, é destacado o projeto School Bus nas escolas do concelho, a criação de ciclovias, novos lugares de estacionamento para bicicletas, tal como um sistema partilhado, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos elétricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infraestrutura rodoviária mais segura”.

A cidade de Braga impressionou o júri com o seu empenho em incentivar as universidades, as empresas locais e os habitantes a aderirem a uma mobilidade mais sustentável. Para a vereadora Olga Pereira, o prémio “é mais um estímulo para continuar a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos”.

“Estamos a investir na mudança de mentalidades e na repartição modal. Com isto esperamos sensibilizar a população para as vantagens de adotar modos suaves de transporte, como andar a pé e de bicicleta, favorecendo a economia individual e a saúde coletiva, através da diminuição da pegada carbónica”, referiu.