O ICVM entendeu realizar esta conferência para marcar os 25 Anos da Lei das Acessibilidades em Portugal, a fechar a semana em que se celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Este evento contou com diversas individualidades e instituições nacionais diretamente envolvidas nos processos de implementação das acessibilidades em Portugal.
A conferência iniciou com uma abordagem à lei vigente nesta matéria e há sua necessidade de revisão, seguiu-se de profunda reflexão sobre o seu ponto de situação – “O que se está a fazer?”, passou pela apresentação de testemunhos – “Vida sem acessibilidades”, foram observadas as boas práticas internacionais e terminou com a apresentarão de boas práticas de municípios portugueses em matéria de implementação das acessibilidades em Portugal.
Esta conferência do ICVM dedicou-se, este ano, às acessibilidades. Primeiro, por entendermos que este é um dos maiores desafios para a qualidade do ambiente urbano que se quer inclusivo e para todas as pessoas. Segundo, porque o momento atual de preparação de novos financiamentos públicos como o PRR, o 2030, entre outros, têm que estar perfeitamente alinhados com o tema e nas diferentes escalas de governação.

