O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade organiza já a partir de amanhã o Congresso da REDE CIDADES QUE CAMINHAM. Decorrerá esta quinta e sexta feira, dias 8 e 9, na Fundação Manuel António da Mota, localizada no Mercado Bom Sucesso na cidade do Porto.
Com auditório repleto, marcarão presença os Secretários de Estado da Mobilidade Urbana e da Administração Local e Ordenamento do território, Jorge Delgado e Carlos Miguel, respetivamente, autarcas de todo o país, destacando-se a presença de inúmeros presidentes de câmara e vereadores, o Alcaide de Pontevedra, Espanha, Miguel Lores e a Secretaria Geral da rede Ciudades que Caminan de Espanha, Ana Montalbán, assim como técnicos e de instituições governamentais, universitários e empresários.
E porque se pretende debater a relação direta entre a necessidade de planearmos as cidades para mitigar a emissão de gases com efeito de estufa que decorrem a partir daí e a saúde pública, haverá uma intervenção do Bastonário da ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.
O evento tem como objetivo principal promover o debate sobre o planeamento da mobilidade urbana, centrando-se no modo de andar a pé enquanto forma mais elementar e básica de deslocação e, ainda, fulcral na conexão com todos os múltiplos modos de mobilidade.
Inserido no evento, o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) e a Red de Ciudades que Caminam, assinarão conjuntamente, um convénio de colaboração, constituindo-se, a partir desse momento, como a Rede Ibérica das Cidades que Caminham.
E a partir desse momento, através do ICVM, os municípios portugueses poderão utilizar uma nova plataforma internacional de conhecimento e novas competências, trocando metodologias e soluções técnicas, boas praticas, participando em ações de sensibilização e formação.
Acreditamos que em rede, podemos acelerar as soluções necessárias aos grandes desafios que hoje são colocados nas cidades e no redesenho do espaço publico, para que nos próximos anos, essa grande infraestrutura urbana se possa constituir como uma alternativa à utilização do automóvel, através da aposta na caminhabilidade.
Para saber mais: https://icvm.pt/