Oito municípios portugueses da Rede de Cidades e Vilas que Caminham visitaram esta semana Pontevedra, na Galiza, para conhecer de perto o modelo urbano da cidade e as suas estratégias de mobilidade sustentável. A visita proporcionou uma oportunidade de diálogo e troca de experiências sobre políticas de mobilidade pedonal e reorganização do espaço público.
O presidente da Câmara Municipal de Pontevedra, Miguel Anxo Fernández Lores, destacou as mudanças implementadas desde a pedonalização do centro histórico, em 1999. “Non se pode deixar de facer cousas porque haxa alguén que non quere. Ou porque haxa unha oposición ruidosa. Os que trascenden son os que fan ruído, pero a maioría da xente está de acordo con estas políticas”, afirmou Miguel Anxo Fernández Lores, reforçando a necessidade de apostar em infraestruturas que privilegiem a mobilidade ativa.
A Rede de Cidades e Vilas que Caminham Portugal reforça, assim, a sua missão de promover políticas públicas voltadas para a mobilidade ativa e sustentável, incentivando os municípios portugueses a adotarem medidas que priorizem a segurança e o bem-estar dos cidadãos.