O Município da Póvoa de Varzim já é oficialmente membro da Rede de Cidades e Vilas que Caminham. O protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) foi formalizado no passado dia 7 de julho pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e pela Presidente do ICVM, Paula Teles.

O Presidente do Município da Póvoa de Varzim, Aires Pereira explicou que este é o trabalho autárquico a ser realizado com a preocupação em garantir vias 100% inclusivas, nomeadamente para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade. Como exemplo foi especificado o caso da Rua Rocha Peixoto, alvo de uma obra autárquica recente que acautelou as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos invisuais.

Paula Teles explicou que a Rede Cidades e Vilas que Caminham, programa coordenado pelo ICVM, faz parte de um acordo de escala internacional com a Red Ciudades que Caminan que reúne mais de 80 municípios em Espanha. Esta Rede, que agora, se inicia em Portugal, já com cerca de 30 municípios portugueses aderentes, foi criada com o objetivo de estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que constituem excelentes exemplos de boas práticas urbanas em matéria de mobilidade sustentável, suave e ativo.